O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel da GM no Brasil. Ficou no mercado por 23 anos e colecionou admiradores e fãs - inclusive eu. Não é raro encontrar pessoas que gostariam que a "Velha Joia" da GM fosse vendida hoje representando tudo o que ela já foi no passado: luxo, esportividade e status. É por isso que apresento a sua versão moderna, o Novo Chevrolet Opala.
Dentro do portifólio dos atuais produtos da Chevrolet, com os sedans Malibu e Omega preenchendo de certa forma o espaço deixado pelo Opala, a proposta é que o Novo Opala se apresente como um cupê de entrada da marca americana, abaixo de Corvette e Camaro. O modelo não chega a ser "retrô", pois traz as linhas da última linguagem visual da Chevrolet. Apesar disso, carrega fortes características do modelo vendido entre 75 e 79 (meu favorito, pois meu pai teve um desse), o qual me baseei para a projeção. O grande destaque do carro, a carroceria fastback sem a coluna central se faz presente. Repare que o capô traz os três vincos marcantes do modelo 75. Os faróis seguem a tendência atual da Chevrolet e possuem uma parábola e piscas que remetem ao modelo em questão. Curiosamente a larga grade que possui o desenho dos Chevrolets mais modernos acaba coincidentemente sendo uma releitura da grade do Opala 75.
As grandes rodas marcam a lateral juntamente com a famosa linha de cintura "garrafa de Coca-Cola". A borda superior do porta-malas forma um aerofólio. As lanternas duplas também estão lá, só que agora em formato retangular. Antena shark e saída dupla de escapamento reforçam o visual esportivo do Opalão. A cor dourada é uma singela homenagem ao Opala que meu pai teve que era exatamente nesta cor, muito comum na época mas rara nos dias de hoje.
Mecanicamente, ele permaneceria com a tração traseira e opção de motores de 4 e 6 cilindros. O 4 cilindros é o 2.4 Ecotec (175cv) e o 6 cilindros é o 3.6 V6 do Omega (290cv). Esses motores estariam disponíveis em 3 versões de acabamento: LT, LTZ e Comodoro (top de linha). Abaixo você confere uma estimativa de preço:
LT 2.4 16V, 175cv - R$ 79.500
LTZ 2.4 16V, 175cv - R$ 85.000
Comodoro 3.6 V6 aut., 290cv - R$ 102.000
Principais concorrentes: Hyundai Veloster, Kia Cerato Koup.
Espero que tenham gostado. Mas o projeto do Novo Opala não para por aí. A família irá crescer com a presença de mais 3 integrantes, sendo um deles uma variação inédita! Não percam.
7 comentários:
Adorei esse novo Opala ! ficou D+ cara . O mais legal foi a traseira com as lanternas separadas . Abs
Obrigado Rodrigo. A ideia inicial era usar lanternas circulares, mas essas quadradas combinam melhor com a atual linguagem visual da Chevy.
Abraço
Uma pena que plagio esse desenho eo do Vinicius Marx
Você quer ganhar reconhecimento plagiando man? Isso é errado, eu vii o original do Vinicius Marx..
Só acho que o Vinicius Marx quem desenhou essa traseira do opala. rs'
Eu nunca tinha visto o desenho do Vinicius para fazer essa projeção, e só soube do conhecimento do mesmo recentemente quando ele me enviou pelo facebook. Antes de falarem em plágio, procurem dar uma olhada no portfólio dos carros da Chevrolet no mundo e vão ver que o desenho da traseira é semelhante a de todos os sedans e cupês da marca. Expliquei isso a ele pelo facebook.
Postar um comentário