Atendendo ao pedido do leitor Carlos Gustavo e comemorando o aniversário de 40 anos do modelo, publico hoje uma releitura da primeira geração do Passat. O carro que foi responsável por inaugurar os motores refrigerados a água nos VW, seria um hatch médio esportivo, assim como o Scirocco, mas vendido exclusivamente no Brasil. O modelo estaria disponível em três versões que vocês conferem em detalhes a seguir: LS, Surf e TS.
O Passat é um hatch com jeitão de cupê, com a traseira fastback clássica da geração lançada em 1974. Seria feito sobre a plataforma MQB, do Golf VII. No geral, há um predomínio das linhas retas. A frente traz faróis circulares em LED divididos pela grade que ao mesmo tempo em que remete ao modelo antigo, está em sintonia com a linguagem visual atual da VW. Destaque para o desnível formado pelo vinco que nasce na grade e morre nas setas, dando um ar mais agressivo ao Passatão. Estas setas no formato horizontal, estão situadas na mesma posição das do modelo antigo.
Na coluna C há três entradas de ar, que na verdade não são funcionais. A lateral também é marcada por uma vinco na porta, situado entre as rodas. As lanternas são horizontais e são separadas pela placa no porta-malas. Completa o visual na traseira os dois olhos-de-gato no pára-choque e o difusor com uma saída dupla de escapamento. O modelo que ilustra as imagens acima é a versão de entrada LS, calçada com rodas aro 17 e equipada com o motor 2.0 TFSI, de 170cv.
Lançada em 1978, a versão Surf veio como uma opção esportiva e mais barata do Passat. Com essa mesma proposta, o atual Surf estaria disponível exclusivamente na cor branca. Essa versão intermediária viria com grade, retrovisores e maçanetas pretos, rodas aro 18 grafites, aerofólio na traseira, lanternas fumê e o nome "Surf" na grade e na tampa do porta-malas. Usaria o mesmo motor de 170cv do LS.
O top de linha seria o esportivo TS. Assim como a versão original, o TS atual conta com um motor diferenciado das demais versões. Na verdade é o mesmo 2.0 TFSI, mas que desenvolve 200cv. Esteticamente, é bem diferente dos demais. Inspirado no TS de 76, os faróis tradicionais ganham a companhia de mais um par de faróis circulares, só que menores, formando um jogo de 4 faróis, assim como os primeiros TS. A grade é tipo colmeia, como a entrada de ar do para-choque, que conta com uma saia dianteira.
A lateral conta com a famosa faixa preta que contorna toda a linha de cintura do carro e sobe ao final, acompanhando o desenho da janela e com a inscrição "TS" no final dela. As rodas são aro 19. Na traseira o discreto aerofólio da versão "Surf" se faz presente, junto com a sigla "TS" acima da lanterna direita. Completa o visual do esportivo o difusor com dois escapamentos.
Como dito anteriormente, esse Passat viria como um hatch médio esportivo, atuando na mesma categoria do Veloster por exemplo. Por conta disso, não teria problemas em conviver com o Golf VII que virá em breve no mercado brasileiro. Confira abaixo os preços estimados das suas versões:
LS 2.0 TFSI, 170cv - R$ 71.800
Surf 2.0 TFSI, 170cv - R$ 75.600
TS 2.0 TFSI, 200cv - R$ 80.700
Tudo bem que são modelos com propostas diferentes, mas esse Passat poderia concorrer em um mundo fictício com o Opala mostrado aqui no blog há dois meses atrás. A faixa de preço do VW é a mesma das versões 4 cilindros do Opalão e ambos tem apelo esportivo. E aí, quem vocês acham que venceria esse duelo, o VW Passat Turbo ou o Chevrolet Opala 4 cilindros?
5 comentários:
Fillipe , sua proposta sobre o novo passat ficou muito original e futurista , para mim o melhor foi o passt ts , mto bom , abs !
Obrigado Rodrigo. Eu tinha muito medo de quando fosse fazê-lo ele ficar com uma cara antiquada. Bom saber que ele passou essa imagem de futurista.
AMIGO, É CARLOS GUSTAVO NÃO CARLOS AUGUSTO, CADÊ A COR AMARELA QUE PEDI?
O DESENHO FICOU BOM!
Corrigido.
Você tem certeza q viu a postagem toda?
AI SIM, JÁ VI AO TODO!
Postar um comentário