terça-feira, 2 de abril de 2013

Ford Fusion Targa

LUXUOSO SEM-TETO

O novo Fusion acaba de chegar ao mercado brasileiro em sua 2ª geração com visual muito mais esportivo. Assim como sua primeira geração, acho este carro uma excelente base para projeções. Uma versão mais compacta e esportiva cairia muito bem ao médio-grande. E é por isso que fiz o Fusion Targa. 


O carro é cerca de 15cm menor que o sedã, ficando mais proporcional e esportivo do que o modelo original. As 2 portas, maiores que a original, deixam o visual mais limpo. O modelo é um targa (semelhante a um conversível, mas que mantém as colunas do teto). O teto é de lona e pode vir em diversas combinações de cores diferentes com a carroceria.

Espero que tenham gostado. Achei uma transformação em cupê muito simples e quis fazer algo diferente, sendo assim, fiz este targa. 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Honda Fit Tuning

A postagem de hoje é uma sugestão de tuning para o Honda Fit do meu amigo Phelipe Reis. Ele não queria nada muito exagerado, apenas um body kit e um aerofólio (que ele estava em dúvida entre dois). Então preparei duas projeções e vocês conferem os resultados abaixo:

Body Kit 1

 As alterações na frente são grade colmeia, spoilers dianteiros e laterais, faróis de neblina no pára-choque e retrovisores com piscas.
Na traseira, aerofólio sportline, e novos pára-choques, com quatro escapamentos.
Body Kit 2:
 A segunda é um pouco mais radical, um outro modelo de aerofólio e um pára-choque traseiro mais "robusto". O carro tem também spoilers diferentes.
Na frente a grade é cromada e o pára-choque recebe duas grandes entradas de ar.

Espero que tenham gostado das alterações. Eaí, qual seu body kit favorito?

Abraços

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ford Pampa

FOCUS PICAPE?

São famosas nas estradas australianas as versões picape dos sedans grandes Falcon, chamadas de Ute. No Brasil mal temos carros grandes, quanto mais versões picape deles. Apesar de pouco comum, essa prática acabou resultando em modelos clássicos, um deles é a Chevrolet El Camino. Já o nosso país tem se notabilizado por criar picapes sobre automóveis pequenos, vide Strada, Saveiro e Courier. Picapes derivadas de automóveis tem algumas ventagens em relação às picapes derivadas de caminhonetes.  Dentre elas a melhor dirigibilidade para transportar cargas nos centros urbanos além de ter um visual mais esportivo.
O Novo Focus que está para chegar em solos brasileiros ainda esse ano seria um interessante modelo que mesclaria essas características. O médio da Ford teve o entre-eixos alongado para receber uma caçamba com capacidade de carga aceitável. O modelo estaria disponível somente como cabine estendida.

Na traseira, as lanternas seguiriam com o mesma linguagem visual do hatch e do sedan. A tampa do porta-malas traz linhas mais retilíneas, condizentes com uma picape. Com a saída da Courier do catálogo da Ford, essa seria a menor picape e a única derivada de um automóvel da marca americana aqui no Brasil. O amigo Rodrigo Losano sugeriu o nome Pampa e eu acho que o nome lhe cai muito bem. 

Se você é um leitor do blog Fillipe Design Auto há bastante tempo, vai se lembrar da Fusion Pick-up que fiz, na época em que o blog ainda se chamava Designer Fillipe. 

Espero que tenham gostado.

Até!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Peugeot 208 SW

FRANCESA RENOVADA

A Peugeot finalmente vai deixar de enganação e passará a vender aqui no Brasil, em abril, o novo 208, que é um carro totalmente novo (ao contrário do que foi o 207 no Brasil). Mas ao mesmo tempo que somos assolados com uma boa notícia como essa, uma ruim a a acompanha: a 207 SW deixou de ser fabricada e pelo menos por enquanto, não ganha substituta pois o 208 ainda não tem essa versão. Ou pelo menos não tinha.
A versão wagon do 208 segue o visual esportivo do hatch, com linhas modernas mas não muito exageradas como o 207. A 208 SW é ligeiramente maior que o hatch, sendo ideal para pequenas famílias. Vista de frente, o único diferencial em relação ao 208 hacth é o bagageiro no teto.
Na traseira as mudanças são maiores: um aerofólio, com brake-light, envolve o vidro traseiro que é quase vertical. As lanternas horizontais têm duas pontas que invadem a lateral, assim como o hatch. O porta-malas tem tampa curta e o pára-choque traseiro é bem grande e semelhante ao do hatch, traz um olho-de-gato no centro. 

O segmento de sation wagons no Brasil está se extinguindo, a 208 SW teria como concorrentes somente a Fiat Palio Weekend e a VW SpaceFox, mas seria de longe a mais moderna de todas.

Eaí, gostaram? Acham que faria sucesso por aqui? Comentem.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Honda BR-V

MINI CR-V

Ultimamente muitas montadoras têm se mobilizado para lançar um SUV compacto, visando o mercado que foi desbravado pelo EcoSport. Uma delas é a Honda, que apresentou no Salão de Detroit o Urban SUV Concept. Nesta postagem você vê como deve ser o modelo de série, que usará a plataforma do Novo Fit. 

O carro foi batizado de BR-V, pois é uma nomenclatura que a Honda geralmente usa em seus SUVs (CR-V e HR-V) e indica que o modelo é menor que o CR-V. Os faróis são de dupla parábola e têm LEDs azuis,   assim como o rival EcoSport. A grade é dividida em duas e se assemelha com a do irmão mais velho CR-V. Os pára-choques recebem luzes de neblina ovais e compõem o visual esportivo na frente.
A lateral tem vincos bem marcantes e as portas traseiras trazem maçanetas escondidas na coluna, fazendo-o parecer um 3 portas. Na versão de produção, os pneus são de perfil maior, mas as rodas seguem o mesmo desenho do conceito. As lanternas são inspiradas nos outros modelos Honda Fit e Accord.

Cotado para usar os motores do Fit e do Civic, o BR-V estará disponível nas seguintes versões de acabamento (fictícias), todas com tração dianteira:
DX 1.5, 115cv/116cv - R$ 55.780
LX 1.5, 115cv/116cv - R$ 60.000
EX 1.8, 138cv/140cv - R$ 72.000

Espero que tenham gostado. Tchau e comentem!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Novo Toyota Corolla

O sedan médio mais vendido do Brasil está prestes a ganhar sua 11ª geração. Apresentada no Salão de Detroit através do conceito Corolla Furia Concept, aqui você visualiza como será a versão de produção. O Novo Corolla, previsto para ser lançado em 2014 quer abandonar a imagem de "tiozão" e para isso traz linhas mais agressivas. Os faróis são pequenos e formam um conjunto harmonioso com a grade que traz na parte superior um grande filete cromado e três friosos no meio. O pára-choque apresenta um "bocão" e vem na mesma cor da carroceria.

O Corolla 2014 tem um perfil mais alongado que o atual, com um capô e traseira curtos, sua carroceria privilegia o espaço interno. Na parte inferior da carroceria o carro traz um forte vinco. E as rodas são aro 16.
A traseira é marcada pelas lanternas finas e com LEDs, a placa aparece na tampa do porta-malas e o pára-choque traseiro tem duas saídas de escapamento, reforçando ainda mais o visual esportivo do novo Corolla.
O Corolla 2014 traria um novo câmbio automático de 6 marchas e viveria por um breve tempo com o atual e estaria disponível inicialmente nas versões mais caras, com o já conhecido motor 2.0 flex de 153cv:
XEi manual - R$ 73.750
XEi automático - R$ 77.750
Altis manual - R$78.900
Altis automático - R$82.900

Lembrando que tanto a projeção, quanto as versões e os preços são fictícios. Espero que tenham gostado da primeira projeção de um Toyota no blog. Até mais!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mazda RX-9

O LEGADO DO MOTOR ROTATIVO

Muito tem se especulado sobre o próximo esportivo da Mazda a utilizar o motor rotativo Wankel. O sucessor do RX-8 (se seguir a sequencia dos nomes, será RX-9) vem sendo chamado de "Novo RX-7", pois traz mais semelhanças com este, que foi muito mais carismático e fez muito mais sucesso do que o RX-8. Portanto, o novo coupé esportivo é maior e de uma categoria superior a do atual RX-8.

A carroceria está mais semelhante às linhas clássicas do RX-7, com um enorme capô e uma traseira bem curta. O modelo abre mão da praticidade das 4 portas suicidas do RX-8 e usa 2 de abertura convencional. O capô tem uma generosa entrada de ar que mostra que este esportivo, previsto pra desenvolver 300cv não está pra brincadeira. Os faróis são recortados pelo filete cromado inferior da grade. O pára-choque dianteiro traz grandes entradas de ar de formato bem agressivo. As rodas são de tonalidade grafite e combinam com a grade.
A traseira ostenta um grande aerofólio e as lanternas, assim como os faróis, são recortadas por um filete cromado. As duas saídas de ar são acompanhadas de dois olhos-de-gato e ajudam num visual ainda mais esportivo. O carro é um 2+2 e deve pesar por volta de 1300kg.

Abaixo vai uma segunda alternativa de traseira, que lembra mais o RX-7. Foi sugerida pelo meu amigo Pedro Augusto.


Espero que tenham gostado.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fiat Idea 2014

UMA NOVA IDEA PARA A FIAT

O ano de 2013 mal começou e a primeira postagem do ano é de um modelo 2014? Exatamente, leitores. Na Europa a Idea já tem um substituto, o 500L. Mas aqui a Idea goza de boas vendas e deve demorar para ser substituída. Soma-se a isso o fato de ela já não estar com o design alinhado aos mais novos modelos Fiat. Sendo assim, a projeção a seguir é uma sugestão de reestilização para o monovolume.
Na frente o destaque vai para a grade, que agora recebe o famoso "bigodinho" dos Fiat mais novos. Os faróis possuem um novo arranjo interno e tem parte "azulada", como o Fiat Viaggio e o Chevrolet Onix.  Os piscas estão posicionados abaixo dos faróis. O pára-choque tem o "bocão" que lembra o Punto e conta com uma grande entrada de ar, dando um visual ainda mais esportivo a Idea.


A Idea 2014 conta ainda com uma nova opção de rodas com aros em prata e detalhes pretos. Na traseira o destaque vai para as lanternas que recebem contorno cromado e a placa, que volta para a tampa de porta-malas e ganha acabamento cromado no suporte. O logo da Fiat sobe e está ligeiramente menor.

Essa projeção foi sugestão de uma amiga de meu pai, caso você tenha um pedido de projeção é só falar.

Abraços!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Benetton B195 Retro 2012

Dando uma pequena pausa nas postagens sobre o Salão do Automóvel de São Paulo, trago uma projeção que sempre gosto de fazer: carro de F1. E hoje é uma muito especial. Próximo domingo, o heptacampeão Michael Schumacher irá se aposentar pela segunda - e ao que tudo indica, última - vez da F1. De fato, seu retorno foi pouco proveitoso em termos de resultados. Segundo as palavras do próprio alemão, em sua primeira passagem pela Fórmula 1 ele aprendeu a vencer e na segunda, a perder. Muitos o consideram meio arrogante, mas quer você goste dele ou não, ele é um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos e afim de homenageá-lo preparei a projeção que vocês conferem abaixo.
A projeção é uma releitura do Benetton B195, do bicampeonato de Schummy em 1995. Escolhi esse modelo por ser um dos mais bonitos da história, na minha opinião, e pela Benetton ser uma das minhas equipes de F1 favoritas. O carro é um da temporada atual e utiliza as mesmas cores e patrocinadores do ano de 1995. As três tonalidades de azul (duas delas de origem do patrocinador master Mild Seven) combinavam muito bem com o branco (melhor do que o verde do B194 do ano anterior). Para completar, o capacete apresenta as mesmas cores usadas por Michael naquele ano.

Bom, espero que tenham gostado. Será que seria um dos carros mais bonitos do grid atual? E se tivéssemos esse carro no grid, será que Schumacher teria chances de disputar o título?

Abraços

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fiat Bravo Abarth

UM BRAVO MAIS BRAVO

Mais um carro da Fiat recebe o veneno do escorpião. O Fiat Bravo possui uma pretensa versão esportiva, a T-Jet, de 152cv de potência. Mas convenhamos, 152cv não são suficientes para fazer um hatch médio ser considerado esportivo de verdade. Peugeot 308 e Citroen C4 tem potências parecidas e nem por isso sugerem ser uma versão esportiva. Por isso, apresento-lhes o Bravo Abarth.

O antecessor do Bravo também tinha uma versão esportiva Abarth. Equipada com um motor 2.4 20V de 167cv do Marea, chegava a 212km/h e fazia de 0-100km/h em 8,3s, um desempenho digno de um hatch esportivo da época. O Bravo Abarth agora vem equipado com o motor da Alfa Romeo 1750 TBi, são 230cv extraídos de um motor 1.7 turbo.

O Bravo Abarth traz um visual a par dessa potência toda. Na frente, faróis com máscara negra, nova grade com a logo da Abarth, novos para-choques com entradas de ar nas laterais. Rodas aro 19, faixas laterais, maçanetas cromadas, retrovisores pintados na mesma cor das faixas e o escudeto da Abarth no para-lamas traseiro, logo atrás da porta, são os destaques na lateral. Na traseira, aerofólio, novas lanternas, para-choques traseiros esportivos e difusor, além da logo da Abarth na tampa traseira.
Infelizmente, aqui no Brasil ele não teria concorrentes, por não termos outros hatches médios esportivos. Lá fora, VW Golf GTI, Opel Astra OPC e Renault Megane RS estariam à espera do esportivo italiano. Acredito que aqui no Brasil custaria na casa dos R$85.000.