domingo, 23 de setembro de 2012

Editorial - Classificação dos carros (Tipos de carrocerias)


Eai amigos leitores do FDA,

Hoje gostaria de fazer uma postagem diferente, gostaria de falar um pouquinho sobre os diferentes tipos de carroceria dos automóveis. Essa ideia surgiu nas últimas férias quando eu conversava com o meu irmão a respeito, e ganhou mais força no último domingo (dia 16), quando o programa Auto Esporte abordou o assunto. Então vamos lá, vou apresentar os tipos de carroceria mais clássicos os quais são responsáveis por classificar os automóveis em diferentes segmentos. Usarei aqui a classificação mais genérica, que se baseia em dividir os carros em volumes.

1.       Sedans

Esse é o tipo de carroceria mais clássico de todos. Talvez o primeiro a se originar. Quando você pedir a uma criança para ela desenhar um carro, provavelmente ela desenhará um sedan. É um clássico 3 volumes, um volume destinado ao motor, o segundo para a cabine e o terceiro para o porta-malas. Apesar de no passado existirem em versões 2 portas (Santana, Monza e Tempra), hoje só encontramos sedans com 4 portas devido a sua proposta familiar. O Brasil está bem servido nesse segmento com Classic, Cruze, Civic, etc.



22.       Hatchbackes ou Hatches

Tipo de carroceria bastante comum e que se consagrou em diversos mercados, principalmente o brasileiro, pois normalmente está associada aos modelos mais populares. Geralmente é um 2 volumes, um destinado ao motor e o outro a cabine e ao porta-malas. Por isso este compartimento costuma ser menor do que o dos sedans. O fator determinante para considerar um carro como hatch é a tampa do porta-malas abrir juntamente com o vidro traseiro, dando acesso total ao interior do veículo e sendo considerada também uma porta. Por isso é comum ver carros com a nomenclatura 3p ou 5p (3 portas ou 5 portas), pois considera as laterais e o porta-malas. O Brasil consagrou modelos hatches como Gol, Uno, Corsa e outros.



OBS¹: Há também os Notchbacks, que são os carros com 2 volumes e meio. Ele é um meio termo entre o sedan e o hacth, sendo que o “meio” volume é destinado ao porta-malas. Seu representante mais típico é o Escort vendido por aqui dos anos 80 até os anos 2000.
OBS²: Hatches 3 volumes são raros, mas existem. Como dito anteriormente, o que classifica um hatch é o fato do vidro traseiro abrir juntamente com o porta-malas. Citroen C5 é um exemplo disso. O pai de todos os hatches era um 3 volumes, o Kaiser Traveler

3.       Station Wagons ou Peruas.

Segmento em extinção no Brasil, tem perdido espaço para os monovolumes e SUVs que abordaremos mais tarde. É também um 2 volumes típico, com o volume da cabine bastante generoso, possuindo um grande porta-malas. Assim como os sedans, antigamente existiam versões 3 portas (Caravan, Belina e Parati), mas hoje são encontradas somente com 5 portas. Geralmente são variações de hatches e sedans. Modelos de sucesso por aqui foram a Palio Weekend, Parati e Belina.



4.       Monovolumes

Um dos responsáveis por roubar o mercado das peruas, seu sucesso é recente, começou no fim dos anos 80. Motor, cabine e porta-malas formar apenas um único volume. Seu representante mais antigo é a Kombi, mas também temos a Scenic e Meriva. São famosos por seu amplo espaço interno. O pequenino Smart também entra nessa classificação.



OBS¹: Honda Fit, Fiat Idea e Chevrolet Meriva são por vezes chamados de minivans, mas o certo é considerar minivans modelos com mais de 5 lugares, como a Zafira, Grand Caravan e Grand Scenic. Sendo assim, a classificação mais precisa deles é monovolume ou hacth monovolume.

5.       SUVs ou Utilitários Esportivos

Segmento da moda no Brasil e no mundo, é uma verdadeira febre. Seu sucesso por aqui começou nos anos 90 com a Blazer e se confirmou mais recentemente com o EcoSport. São veículos com uma proposta fora-de-estrada e costumam oferecer versões com tração integral. Alguns modelos são variações de picapes.




6.       Picapes

Esses carros são destinados ao trabalho. Fácil de serem reconhecidos nas ruas, apresentam atrás da cabine um compartimento aberto para transportar carga. Sempre fez muito sucesso no Brasil com F1000, S10 e Strada. Possuem configurações Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla.



7.       Coupes ou Cupês

Segmento praticamente extinto no Brasil, hoje só temos esses modelos importados. São modelos associados a esportividade. Antigamente no Brasil existiam vários modelos como o Opala, Maverick e TL. Sempre com 2 portas, ganharam variações com 4 portas com a chegada do Mercedes CLS. Os modelos superesportivos geralmente são cupês (como Bugatti Veyron, Ferrari 456, Lamborghini Aventador). Algumas marcas têm erroneamente nomeado seus modelos hatches de 3 portas de cupês, como o Citroen C4.



OBS¹: Alguns cupês são apresentam 3 volumes como o Camaro, Civic Coupe e Dodge Chalenger.
OBS²: Outros modelos são conhecidos como Fastback. Apresentam uma caída do teto rápida, unindo cabine e porta-malas num único volume bastante harmonioso. Opala Cupê, Mustang Fastback e TL são representantes dessa categoria.
OBS³: Um termo bem conhecido entre os cupês é “2+2”. É quando um carro tem 2 lugares na frente e 2 minibancos atrás com espaço suficiente para apenas 2 crianças. Jaguar E-Type, Nissan 240ZX e Porsche 911 consagraram essa configuração.

8.       Conversíveis ou Cabriolets.

Nem um pouco discreto, esse segmento é um dos mais idolatrados. Também de fácil reconhecimento, são os modelos sem-teto. Podem ter teto de lona ou rígido. Às vezes nascem de variações de hatches, sedans e cupês. Esses modelos estão também associados à esportividade. Seu apogeu no Brasil foi nos anos 80 e 90 com Kadett Conversível e Escort Conversível.



OBS¹: Roadsters é uma denominação dada aos conversíveis que apresentam um enorme capô, o motorista fica posicionado quase em cima do eixo traseiro e uma traseira bem curta. BMW Z4, e Dodge Viper são representantes dessa classe.
OBS²: O termo Targa surgiu com o Porsche 911 e representa os modelos conversíveis que, apesar de não ter teto, preservam o arco de carroceria acima das janelas. O Fiat 500C é na verdade um Targa e não um conversível.
OBS³: Speedster é um nome dado aos conversíveis que não tem o para-brisa. Justamente por isso são muitíssimo raros.

9.       Furgões ou Vans

São carros destinados ao transporte de pessoas ou cargas. Podem ser monovolumes (Kombi, Besta) ou apresentar 2 volumes típicos (Kangoo, Doblo).



10.   Limusines

Para fechar a nossa matéria. O segmento mais luxuoso de todos, as limusines. Carros dos magnatas ricaços, possuem um amplo espaço interno com muito luxo e conforto para “o patrão”. Geralmente eram feitos em cima de sedans por suas próprias montadoras, algumas empresas já modificaram Hummers e até Fuscas para adquirirem esta configuração.


Espero que tenham gostado da matéria e aprendido um pouquinho mais. Qualquer dúvida quanto a classificação dos carros é só dar um comentário abaixo, acho que não me esqueci de nenhuma configuração das mais famosas.

Abraços!