Eai amigos leitores do FDA,
Hoje gostaria de fazer uma postagem diferente, gostaria de
falar um pouquinho sobre os diferentes tipos de carroceria dos automóveis. Essa
ideia surgiu nas últimas férias quando eu conversava com o meu irmão a
respeito, e ganhou mais força no último domingo (dia 16), quando o programa Auto Esporte
abordou o assunto. Então vamos lá, vou apresentar os tipos de carroceria mais
clássicos os quais são responsáveis por classificar os automóveis em diferentes
segmentos. Usarei aqui a classificação mais genérica, que se baseia em dividir
os carros em volumes.
1. Sedans
Esse é o tipo de carroceria mais clássico de todos. Talvez o
primeiro a se originar. Quando você pedir a uma criança para ela desenhar um
carro, provavelmente ela desenhará um sedan. É um clássico 3 volumes, um volume
destinado ao motor, o segundo para a cabine e o terceiro para o porta-malas. Apesar
de no passado existirem em versões 2 portas (Santana, Monza e Tempra), hoje só
encontramos sedans com 4 portas devido a sua proposta familiar. O Brasil está
bem servido nesse segmento com Classic, Cruze, Civic, etc.
22. Hatchbackes ou Hatches
Tipo de carroceria bastante comum e que se consagrou em diversos
mercados, principalmente o brasileiro, pois normalmente está associada aos
modelos mais populares. Geralmente é um 2 volumes, um destinado ao motor e o
outro a cabine e ao porta-malas. Por isso este compartimento costuma ser menor
do que o dos sedans. O fator determinante para considerar um carro como hatch é
a tampa do porta-malas abrir juntamente com o vidro traseiro, dando acesso
total ao interior do veículo e sendo considerada também uma porta. Por isso é
comum ver carros com a nomenclatura 3p ou 5p (3 portas ou 5 portas), pois
considera as laterais e o porta-malas. O Brasil consagrou modelos hatches como
Gol, Uno, Corsa e outros.
OBS¹: Há também os Notchbacks, que são os carros com 2
volumes e meio. Ele é um meio termo entre o sedan e o hacth, sendo que o “meio”
volume é destinado ao porta-malas. Seu representante mais típico é o Escort
vendido por aqui dos anos 80 até os anos 2000.
OBS²: Hatches 3 volumes são raros, mas existem. Como dito
anteriormente, o que classifica um hatch é o fato do vidro traseiro abrir
juntamente com o porta-malas. Citroen C5 é um exemplo disso. O pai de todos os hatches era um 3 volumes, o Kaiser Traveler.
3.
Station Wagons ou Peruas.
Segmento em extinção no Brasil, tem perdido espaço para os
monovolumes e SUVs que abordaremos mais tarde. É também um 2 volumes típico,
com o volume da cabine bastante generoso, possuindo um grande porta-malas. Assim
como os sedans, antigamente existiam versões 3 portas (Caravan, Belina e
Parati), mas hoje são encontradas somente com 5 portas. Geralmente são
variações de hatches e sedans. Modelos de sucesso por aqui foram a Palio
Weekend, Parati e Belina.
4.
Monovolumes
Um dos responsáveis por roubar o mercado das peruas, seu
sucesso é recente, começou no fim dos anos 80. Motor, cabine e porta-malas
formar apenas um único volume. Seu representante mais antigo é a Kombi, mas
também temos a Scenic e Meriva. São famosos por seu amplo espaço interno. O
pequenino Smart também entra nessa classificação.
OBS¹: Honda Fit, Fiat Idea e Chevrolet Meriva são por vezes
chamados de minivans, mas o certo é considerar minivans modelos com mais de 5
lugares, como a Zafira, Grand Caravan e Grand Scenic. Sendo assim, a
classificação mais precisa deles é monovolume ou hacth monovolume.
5.
SUVs ou Utilitários Esportivos
Segmento da moda no Brasil e no mundo, é uma verdadeira
febre. Seu sucesso por aqui começou nos anos 90 com a Blazer e se confirmou
mais recentemente com o EcoSport. São veículos com uma proposta fora-de-estrada
e costumam oferecer versões com tração integral. Alguns modelos são variações
de picapes.
6.
Picapes
Esses carros são destinados ao trabalho. Fácil de serem
reconhecidos nas ruas, apresentam atrás da cabine um compartimento aberto para
transportar carga. Sempre fez muito sucesso no Brasil com F1000, S10 e Strada.
Possuem configurações Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla.
7.
Coupes ou Cupês
Segmento praticamente extinto no Brasil, hoje só temos esses
modelos importados. São modelos associados a esportividade. Antigamente no
Brasil existiam vários modelos como o Opala, Maverick e TL. Sempre com 2
portas, ganharam variações com 4 portas com a chegada do Mercedes CLS. Os
modelos superesportivos geralmente são cupês (como Bugatti Veyron, Ferrari 456,
Lamborghini Aventador). Algumas marcas têm erroneamente nomeado seus modelos
hatches de 3 portas de cupês, como o Citroen C4.
OBS¹: Alguns cupês são apresentam 3 volumes como o Camaro,
Civic Coupe e Dodge Chalenger.
OBS²: Outros modelos são conhecidos como Fastback.
Apresentam uma caída do teto rápida, unindo cabine e porta-malas num único
volume bastante harmonioso. Opala Cupê, Mustang Fastback e TL são
representantes dessa categoria.
OBS³: Um termo bem conhecido entre os cupês é “2+2”. É
quando um carro tem 2 lugares na frente e 2 minibancos atrás com espaço
suficiente para apenas 2 crianças. Jaguar E-Type, Nissan 240ZX e Porsche 911
consagraram essa configuração.
8.
Conversíveis ou Cabriolets.
Nem um pouco discreto, esse segmento é um dos mais
idolatrados. Também de fácil reconhecimento, são os modelos sem-teto. Podem ter
teto de lona ou rígido. Às vezes nascem de variações de hatches, sedans e
cupês. Esses modelos estão também associados à esportividade. Seu apogeu no
Brasil foi nos anos 80 e 90 com Kadett Conversível e Escort Conversível.
OBS¹: Roadsters é uma denominação dada aos conversíveis que
apresentam um enorme capô, o motorista fica posicionado quase em cima do eixo
traseiro e uma traseira bem curta. BMW Z4, e Dodge Viper são representantes
dessa classe.
OBS²: O termo Targa surgiu com o Porsche 911 e representa os
modelos conversíveis que, apesar de não ter teto, preservam o arco de
carroceria acima das janelas. O Fiat 500C é na verdade um Targa e não um
conversível.
OBS³: Speedster é um nome dado aos conversíveis que não tem
o para-brisa. Justamente por isso são muitíssimo raros.
9.
Furgões ou Vans
São carros destinados ao transporte de pessoas ou cargas.
Podem ser monovolumes (Kombi, Besta) ou apresentar 2 volumes típicos (Kangoo,
Doblo).
Para fechar a nossa matéria. O segmento mais luxuoso de
todos, as limusines. Carros dos magnatas ricaços, possuem um amplo espaço
interno com muito luxo e conforto para “o patrão”. Geralmente eram feitos em
cima de sedans por suas próprias montadoras, algumas empresas já modificaram
Hummers e até Fuscas para adquirirem esta configuração.
Espero que tenham gostado da matéria e aprendido um
pouquinho mais. Qualquer dúvida quanto a classificação dos carros é só dar um
comentário abaixo, acho que não me esqueci de nenhuma configuração das mais
famosas.
Abraços!
2 comentários:
Muito bom o artigo!
Obrigado Diniz!
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