Dando uma pequena pausa nas postagens sobre o Salão do Automóvel de São Paulo, trago uma projeção que sempre gosto de fazer: carro de F1. E hoje é uma muito especial. Próximo domingo, o heptacampeão Michael Schumacher irá se aposentar pela segunda - e ao que tudo indica, última - vez da F1. De fato, seu retorno foi pouco proveitoso em termos de resultados. Segundo as palavras do próprio alemão, em sua primeira passagem pela Fórmula 1 ele aprendeu a vencer e na segunda, a perder. Muitos o consideram meio arrogante, mas quer você goste dele ou não, ele é um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos e afim de homenageá-lo preparei a projeção que vocês conferem abaixo.
A projeção é uma releitura do Benetton B195, do bicampeonato de Schummy em 1995. Escolhi esse modelo por ser um dos mais bonitos da história, na minha opinião, e pela Benetton ser uma das minhas equipes de F1 favoritas. O carro é um da temporada atual e utiliza as mesmas cores e patrocinadores do ano de 1995. As três tonalidades de azul (duas delas de origem do patrocinador master Mild Seven) combinavam muito bem com o branco (melhor do que o verde do B194 do ano anterior). Para completar, o capacete apresenta as mesmas cores usadas por Michael naquele ano.
Bom, espero que tenham gostado. Será que seria um dos carros mais bonitos do grid atual? E se tivéssemos esse carro no grid, será que Schumacher teria chances de disputar o título?
Abraços
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Fiat Bravo Abarth
UM BRAVO MAIS BRAVO
O Bravo Abarth traz um visual a par dessa potência toda. Na frente, faróis com máscara negra, nova grade com a logo da Abarth, novos para-choques com entradas de ar nas laterais. Rodas aro 19, faixas laterais, maçanetas cromadas, retrovisores pintados na mesma cor das faixas e o escudeto da Abarth no para-lamas traseiro, logo atrás da porta, são os destaques na lateral. Na traseira, aerofólio, novas lanternas, para-choques traseiros esportivos e difusor, além da logo da Abarth na tampa traseira.
Infelizmente, aqui no Brasil ele não teria concorrentes, por não termos outros hatches médios esportivos. Lá fora, VW Golf GTI, Opel Astra OPC e Renault Megane RS estariam à espera do esportivo italiano. Acredito que aqui no Brasil custaria na casa dos R$85.000.
Mais um carro da Fiat recebe o veneno do escorpião. O Fiat Bravo possui uma pretensa versão esportiva, a T-Jet, de 152cv de potência. Mas convenhamos, 152cv não são suficientes para fazer um hatch médio ser considerado esportivo de verdade. Peugeot 308 e Citroen C4 tem potências parecidas e nem por isso sugerem ser uma versão esportiva. Por isso, apresento-lhes o Bravo Abarth.
O antecessor do Bravo também tinha uma versão esportiva Abarth. Equipada com um motor 2.4 20V de 167cv do Marea, chegava a 212km/h e fazia de 0-100km/h em 8,3s, um desempenho digno de um hatch esportivo da época. O Bravo Abarth agora vem equipado com o motor da Alfa Romeo 1750 TBi, são 230cv extraídos de um motor 1.7 turbo.
O Bravo Abarth traz um visual a par dessa potência toda. Na frente, faróis com máscara negra, nova grade com a logo da Abarth, novos para-choques com entradas de ar nas laterais. Rodas aro 19, faixas laterais, maçanetas cromadas, retrovisores pintados na mesma cor das faixas e o escudeto da Abarth no para-lamas traseiro, logo atrás da porta, são os destaques na lateral. Na traseira, aerofólio, novas lanternas, para-choques traseiros esportivos e difusor, além da logo da Abarth na tampa traseira.
domingo, 23 de setembro de 2012
Editorial - Classificação dos carros (Tipos de carrocerias)
Eai amigos leitores do FDA,
Hoje gostaria de fazer uma postagem diferente, gostaria de
falar um pouquinho sobre os diferentes tipos de carroceria dos automóveis. Essa
ideia surgiu nas últimas férias quando eu conversava com o meu irmão a
respeito, e ganhou mais força no último domingo (dia 16), quando o programa Auto Esporte
abordou o assunto. Então vamos lá, vou apresentar os tipos de carroceria mais
clássicos os quais são responsáveis por classificar os automóveis em diferentes
segmentos. Usarei aqui a classificação mais genérica, que se baseia em dividir
os carros em volumes.
1. Sedans
Esse é o tipo de carroceria mais clássico de todos. Talvez o
primeiro a se originar. Quando você pedir a uma criança para ela desenhar um
carro, provavelmente ela desenhará um sedan. É um clássico 3 volumes, um volume
destinado ao motor, o segundo para a cabine e o terceiro para o porta-malas. Apesar
de no passado existirem em versões 2 portas (Santana, Monza e Tempra), hoje só
encontramos sedans com 4 portas devido a sua proposta familiar. O Brasil está
bem servido nesse segmento com Classic, Cruze, Civic, etc.
22. Hatchbackes ou Hatches
Tipo de carroceria bastante comum e que se consagrou em diversos
mercados, principalmente o brasileiro, pois normalmente está associada aos
modelos mais populares. Geralmente é um 2 volumes, um destinado ao motor e o
outro a cabine e ao porta-malas. Por isso este compartimento costuma ser menor
do que o dos sedans. O fator determinante para considerar um carro como hatch é
a tampa do porta-malas abrir juntamente com o vidro traseiro, dando acesso
total ao interior do veículo e sendo considerada também uma porta. Por isso é
comum ver carros com a nomenclatura 3p ou 5p (3 portas ou 5 portas), pois
considera as laterais e o porta-malas. O Brasil consagrou modelos hatches como
Gol, Uno, Corsa e outros.
OBS¹: Há também os Notchbacks, que são os carros com 2
volumes e meio. Ele é um meio termo entre o sedan e o hacth, sendo que o “meio”
volume é destinado ao porta-malas. Seu representante mais típico é o Escort
vendido por aqui dos anos 80 até os anos 2000.
OBS²: Hatches 3 volumes são raros, mas existem. Como dito
anteriormente, o que classifica um hatch é o fato do vidro traseiro abrir
juntamente com o porta-malas. Citroen C5 é um exemplo disso. O pai de todos os hatches era um 3 volumes, o Kaiser Traveler.
3.
Station Wagons ou Peruas.
Segmento em extinção no Brasil, tem perdido espaço para os
monovolumes e SUVs que abordaremos mais tarde. É também um 2 volumes típico,
com o volume da cabine bastante generoso, possuindo um grande porta-malas. Assim
como os sedans, antigamente existiam versões 3 portas (Caravan, Belina e
Parati), mas hoje são encontradas somente com 5 portas. Geralmente são
variações de hatches e sedans. Modelos de sucesso por aqui foram a Palio
Weekend, Parati e Belina.
4.
Monovolumes
Um dos responsáveis por roubar o mercado das peruas, seu
sucesso é recente, começou no fim dos anos 80. Motor, cabine e porta-malas
formar apenas um único volume. Seu representante mais antigo é a Kombi, mas
também temos a Scenic e Meriva. São famosos por seu amplo espaço interno. O
pequenino Smart também entra nessa classificação.
OBS¹: Honda Fit, Fiat Idea e Chevrolet Meriva são por vezes
chamados de minivans, mas o certo é considerar minivans modelos com mais de 5
lugares, como a Zafira, Grand Caravan e Grand Scenic. Sendo assim, a
classificação mais precisa deles é monovolume ou hacth monovolume.
5.
SUVs ou Utilitários Esportivos
Segmento da moda no Brasil e no mundo, é uma verdadeira
febre. Seu sucesso por aqui começou nos anos 90 com a Blazer e se confirmou
mais recentemente com o EcoSport. São veículos com uma proposta fora-de-estrada
e costumam oferecer versões com tração integral. Alguns modelos são variações
de picapes.
6.
Picapes
Esses carros são destinados ao trabalho. Fácil de serem
reconhecidos nas ruas, apresentam atrás da cabine um compartimento aberto para
transportar carga. Sempre fez muito sucesso no Brasil com F1000, S10 e Strada.
Possuem configurações Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla.
7.
Coupes ou Cupês
Segmento praticamente extinto no Brasil, hoje só temos esses
modelos importados. São modelos associados a esportividade. Antigamente no
Brasil existiam vários modelos como o Opala, Maverick e TL. Sempre com 2
portas, ganharam variações com 4 portas com a chegada do Mercedes CLS. Os
modelos superesportivos geralmente são cupês (como Bugatti Veyron, Ferrari 456,
Lamborghini Aventador). Algumas marcas têm erroneamente nomeado seus modelos
hatches de 3 portas de cupês, como o Citroen C4.
OBS¹: Alguns cupês são apresentam 3 volumes como o Camaro,
Civic Coupe e Dodge Chalenger.
OBS²: Outros modelos são conhecidos como Fastback.
Apresentam uma caída do teto rápida, unindo cabine e porta-malas num único
volume bastante harmonioso. Opala Cupê, Mustang Fastback e TL são
representantes dessa categoria.
OBS³: Um termo bem conhecido entre os cupês é “2+2”. É
quando um carro tem 2 lugares na frente e 2 minibancos atrás com espaço
suficiente para apenas 2 crianças. Jaguar E-Type, Nissan 240ZX e Porsche 911
consagraram essa configuração.
8.
Conversíveis ou Cabriolets.
Nem um pouco discreto, esse segmento é um dos mais
idolatrados. Também de fácil reconhecimento, são os modelos sem-teto. Podem ter
teto de lona ou rígido. Às vezes nascem de variações de hatches, sedans e
cupês. Esses modelos estão também associados à esportividade. Seu apogeu no
Brasil foi nos anos 80 e 90 com Kadett Conversível e Escort Conversível.
OBS¹: Roadsters é uma denominação dada aos conversíveis que
apresentam um enorme capô, o motorista fica posicionado quase em cima do eixo
traseiro e uma traseira bem curta. BMW Z4, e Dodge Viper são representantes
dessa classe.
OBS²: O termo Targa surgiu com o Porsche 911 e representa os
modelos conversíveis que, apesar de não ter teto, preservam o arco de
carroceria acima das janelas. O Fiat 500C é na verdade um Targa e não um
conversível.
OBS³: Speedster é um nome dado aos conversíveis que não tem
o para-brisa. Justamente por isso são muitíssimo raros.
9.
Furgões ou Vans
São carros destinados ao transporte de pessoas ou cargas.
Podem ser monovolumes (Kombi, Besta) ou apresentar 2 volumes típicos (Kangoo,
Doblo).
Para fechar a nossa matéria. O segmento mais luxuoso de
todos, as limusines. Carros dos magnatas ricaços, possuem um amplo espaço
interno com muito luxo e conforto para “o patrão”. Geralmente eram feitos em
cima de sedans por suas próprias montadoras, algumas empresas já modificaram
Hummers e até Fuscas para adquirirem esta configuração.
Espero que tenham gostado da matéria e aprendido um
pouquinho mais. Qualquer dúvida quanto a classificação dos carros é só dar um
comentário abaixo, acho que não me esqueci de nenhuma configuração das mais
famosas.
Abraços!
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Dodge Ramcharger
Bem leitores,
Como disse na postagem anterior, estive elaborando um
projeto baseado em um antigo SUV da Dodge, a Ramcharger. Vendida entre 1974 e
1999, saiu para dar lugar a Durango. Na prática, era uma Dodge Ram com a
caçamba fechada. Quando soube da existência desse modelo, quis recriá-lo, e o
resultado vocês conferem aqui.
Feito com base na Ram 2500, ela mantém uma de suas
características principais, as 3 portas (2 sem considerar o porta-malas). A
coluna C inclinada dá um toque mais esportivo ao modelo. O amplo espaço interno
ofereceria conforto para 6 passageiros, 3 em cada fileira de bancos. Hoje seria
quase inviável um utilitário desse porte com apenas duas portas, mas se fosse
fabricado, seria uma opção acima do Durango, podendo vir com motores 5.7 Hemi V8 de 380cv ou 6.7 diesel de 310cv.
Eaí, gostaram? Qual vocês preferem, a Ramcharger desta postagem ou a Suburban Wagon da postagem abaixo? Votem na enquete ao lado. Muito Obrigado!
domingo, 2 de setembro de 2012
Dodge Ram Suburban Wagon
Oi galera,
Uma breve postagem para manter o blog atualizado. Na verdade, a projeção de hoje era um exercício para a minha próxima postagem. Minha ideia era fazer um SUV com base na Dodge Ram. Estava desenvolvendo em cima da Ram 1500 e o resultado vocês conferem abaixo. Seria uma alternativa a ao Chevrolet Suburban e Ford Expedition.
Tecnicamente, a única alteração é a caçamba que agora é fechada. Acredito que seria muito viável de se produzir. Daqui há alguns dias eu postarei uma outra ideia de SUV com base na Dodge Ram, na verdade, uma reedição de um antigo utilitário Dodge. Foi isso que me motivou a parar a Suburban Wagon como estava e começar um novo do zero.
Até lá
Uma breve postagem para manter o blog atualizado. Na verdade, a projeção de hoje era um exercício para a minha próxima postagem. Minha ideia era fazer um SUV com base na Dodge Ram. Estava desenvolvendo em cima da Ram 1500 e o resultado vocês conferem abaixo. Seria uma alternativa a ao Chevrolet Suburban e Ford Expedition.
Tecnicamente, a única alteração é a caçamba que agora é fechada. Acredito que seria muito viável de se produzir. Daqui há alguns dias eu postarei uma outra ideia de SUV com base na Dodge Ram, na verdade, uma reedição de um antigo utilitário Dodge. Foi isso que me motivou a parar a Suburban Wagon como estava e começar um novo do zero.
Até lá
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Arte do Mês: Fiat Grand Siena
Para fechar o mês de agosto com chave de ouro, gostaria de compartilhar com vocês o meu último rendering. É o novo Grand Siena. Sem dúvida o carro mais bonito em sua categoria (também, seus concorrentes, não são um primor em beleza. Cobalt e Logan que o digam). O desenho mostra o que pra mim é um dos melhores ângulos do novo sedan compacto da Fiat, a frente, que ficou muito bonita e com bastante personalidade.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Palpite: Ford Focus Sedan 2013
Mais um para a sessão "Palpite". Desde que a atual geração do Focus chegou em solo brasileiro (e isso já faz 3 anos), sempre achei a traseira do Sedan bastante genérica, sem personalidade e sem a identidade Ford. Então resolvi mexer nela a fim de deixá-la com mais cara de Ford (ou bunda nesse caso). O destaque aqui vai para as novas lanternas, mais ousadas e inspiradas no Focus Sedan europeu. O porta-malas ganhou um break-light e o logo da Ford vai para o suporte cromado acima da placa. O resultado é um visual mais atual, dinâmico e igualmente elegante.
Aproveitando que o Focus Sedan já "entrou na faca", resolvi atualizar a frente. É claro que preferimos que venha a geração que é vendida na Europa, mas como essas novidades demoram pra chegar aqui (quando chegam), fica a sugestão dessa nova frente que também estaria no hatch. O carro traz uma nova grade, com um filete cromado. O pára-choque também é novo com uma grande entrada de ar inspirada no novo Fusion/Mondeo. Para completar, novas rodas com um visual mais esportivo.
Aproveitando que o Focus Sedan já "entrou na faca", resolvi atualizar a frente. É claro que preferimos que venha a geração que é vendida na Europa, mas como essas novidades demoram pra chegar aqui (quando chegam), fica a sugestão dessa nova frente que também estaria no hatch. O carro traz uma nova grade, com um filete cromado. O pára-choque também é novo com uma grande entrada de ar inspirada no novo Fusion/Mondeo. Para completar, novas rodas com um visual mais esportivo.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
[OFF] - Blog do Meu Irmão (King Games)
Olá pessoal,
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