terça-feira, 23 de julho de 2013

Fiat Surana

Hoje gostaria de postar o trabalho que foi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Design da UFMG. Abaixo segue um breve memorial descritivo do carro e as imagens. Contei com ajuda do meu coorientador na modelagem 3D. O tema era um SUV familiar para o Brasil. O principal problema identificado nos SUVs que possuem a opção de 7 lugares foi: quando se leva mais gente dentro do carro, sobra menos espaço para suas respectivas malas, quando o lógico seria ter mais espaço para as malas já que mais gente leva mais bagagem.

NOME
O nome do SUV é Surana, que é uma corruptela da palavra indígena Suçuarana, que os índios usavam para denominar a onça parda. As características da suçuarana vão justamente ao encontro das do SUV aqui desenvolvido, que é um carro nacional, de médio porte e tem caráter aventureiro, podendo ser utilizado em locais de difícil acesso. A redução do nome de Suçuarana para Surana foi visando facilitar a leitura e memorização por parte dos usuários.



EXTERIOR
A Fiat Surana apresenta um visual agressivo, com linhas suaves, mas que ao mesmo tempo transmitem força. O pára-choque dianteiro traz um elegante aplique que imita a presença de um quebra-mato, sendo mais sofisticado e menos perigoso do que este. Ligeiramente acima, estão dois faróis de neblina finos e longos em formato alusivo aos caninos da suçuarana. As portas são de abertura suicida reversa, embora sejam pequenas, devido à ausência da coluna B, permitem amplo acesso ao interior. As maçanetas das portas se interligam e visualmente parecem ser apenas uma. O para-lama traseiro volumoso faz alusão ao músculo da coxa da onça. Na versão SUV, a Surana tem aproximadamente 4,30m de comprimento, 1,70m de altura e 2,00m de largura. 
O grande diferencial deste SUV é que ele se transforma em uma picape. Com o deslocamento do eixo traseiro, a Surana cresce uns 60cm no comprimento. Transformada em picape, ganha uma área de caçamba para permitir o transporte de objetos volumosos (malas, bicicletas, carrinhos de bebê, barracas, etc.).

Na traseira, as lanternas apresentam o mesmo formato longilíneo dos faróis dianteiros. A placa fica inserida na tampa do porta-malas, tem um formato que favorece sua abertura na versão picape.

MECÂNICA
Mecanicamente, a Fiat Surana contaria com um motor diesel Multijet 1.6 de 105cv e outros 4 elétricos (um em cada roda de aproximadamente 50cv cada). Sendo assim, o carro pode desenvolver até 305cv caso todos os motores funcionem conjuntamente. Esses motores nas rodas fazem do carro ser considerado um 4x4.. As baterias necessárias para os motores elétricos estão instaladas no assoalho e o gerador divide o espaço com o motor a gasolina no capô. O carro conta com câmbio automatizado Dualogic, oferecendo a possibilidade de trocas automáticas ou manuais, conforme o gosto do usuário.  

INTERIOR
O layout interno tem uma disposição 1-2-1-2. Essa formação só se torna viável pela ausência da coluna central, já que as portas terão abertura suicida reversa, facilitando o acesso a qualquer um dos 6 bancos. O motorista dirige na posição central, sendo favorecido com uma melhor visibilidade. Quanto a sua versatilidade, o interior deste SUV se assemelha à das vans, pois os demais bancos podem ser rebatidos, criando uma ampla área interna para transporte de carga. E eles também podem ser deslocados, de forma a propiciar um ambiente agradável de interação entre os passageiros, como a sala de estar de uma casa (ver sequência de imagens a seguir). 





Sei que tenho algumas coisas a evoluir ainda mas o resultado no fim foi satisfatório, deu pra ser aprovado na disciplina. E aí, o que acharam da proposta?

5 comentários:

Cristiano Sousa disse...

Muito bom Filipe, a frente lembra um pouco o Evoque, e a grade sugere uma futura versão Chrysler, um trabalho muito bem executado.

Unknown disse...

ótima postagem Fillipe

Fillipe Souza disse...

Cristiano, muito obrigado! O Evoque por ser um dos SUVs mais modernos foi uma das referências.
Matheus, obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

FILIPE, AQUI É O CARLOS, VAI DEMORAR PRA FAZER E POSTAR A RELEITURA DO VW PASSAT TS, LS E SURF QUE PEDI?

Fillipe Souza disse...

Carlos,
Eu estou fazendo o Passat. Só te peço um pouco de paciência pois essa semana estou fazendo um curso. Além disso são 3 versões diferentes do Passat, então vai demorar um pouco.